A história do Bradesco

Fundado por Amador Aguiar em Marília em 10 de março de 1943, com uma visão inovadora: ser um banco democrático, presente em todo o País, a serviço de seu desenvolvimento econômico e social.

Na década de 40 foi o primeiro banco a colocar seus gerentes na área de atendimento ao público. Lançou a primeira Conta Corrente Popular e Juvenil. Inicia a expansão para o sul do Brasil com 7 agências no Paraná. Para isso, atende aos imigrantes, lavradores e pequenos comerciantes, além do público tradicional das casas bancárias, formado por empresários e grandes proprietários de terras.

Os gerentes ensinam os clientes a preencher cheques e o banco é o primeiro do País a receber o pagamento de contas de energia elétrica da empresa Light. Com o crescimento das operações, a Matriz é transferida para o centro da capital paulista.

Na década de 50, o Bradesco constrói sua sede em Osasco – São Paulo e, na mesma década, cria a Fundação Bradesco. A Matriz do Bradesco é transferida para a Cidade de Deus, em 1957. No Paraná, muitas Agências Bradesco chegam antes da energia elétrica. Criada a Casa do Acionista para atendimento exclusivo a investidores.  A Matriz e 5 agências são interligadas por código Morse.


 Em apenas 8 anos, o Bradesco assume a liderança entre os bancos privados no Brasil, com seguidos recordes de depósitos.

Durante a década, constrói e inaugura a sua sede, em uma área de 215 mil m² chamada de “Cidade de Deus”, em referência à obra literária de Santo Agostinho.

Em 1955, o Bradesco importa as primeiras autenticadoras de caixa da Burroughs, que se tornam padrão de mercado nas 3 décadas posteriores.

No ano seguinte, cria a instituição que daria origem à Fundação Bradesco e que, nas últimas cinco décadas, formou milhares de alunos.

Na década de 60, o Bradesco é uma das primeiras empresas do País a usar computadores para administrar seus negócios e um dos primeiros bancos da América do Sul a automatizar suas operações. O Bradesco lança o primeiro cartão de crédito do Brasil e começa a microfilmagem de cheques, mais uma inovação do Bradesco.

A inovação se estende a produtos e serviços de atendimento ao cliente, como os Caixas Executivos – que facilitam pagamentos e recebimentos. Até o final da década, a grande maioria das Agências está interligada por Telex, formando a maior rede privada da época.

Na década de 70, o Bradesco tem sua primeira transação instantânea do Brasil em São Paulo e via satélite, em Roraima, Pela primeira vez, os brasileiros podem retirar dinheiro a qualquer hora do dia ou da noite, com o SOS Bradesco.

Para as empresas, o banco lança o cheque salário e a cobrança eletrônica, que creditam diariamente, em conta, os pagamentos feitos em qualquer agência da rede.

Nesta década, o Bradesco estabelece acordos com os bancos The Sanwa Bank Limited, do Japão; Deutsche Bank A.G., da Alemanha; Société Générale, da França; Amsterdam-Rotterdam Bank N.V., da Holanda; Creditanstalt-Bankverein, da Áustria, e incorpora 17 bancos no Brasil. Em 1979, implanta o primeiro Sistema de Ações Escriturais com registro eletrônico, substituindo as cautelas, e converte suas ações nominativas em escriturais.

Na década de 80, o Bradesco inicia uma revolução tecnológica no mercado financeiro do Brasil, com operações instantâneas, a primeira rede privada de comunicação de dados via satélite, o primeiro home banking e o Alô Bradesco – um serviço inédito de Atendimento ao Consumidor.

Lança o primeiro serviço telefônico automático de saldo, que originou o Fone Fácil Bradesco. Lançado também o primeiro Cartão Instantâneo de Benefícios do INSS. Em 1981, Lázaro de Mello Brandão assume a Presidência da Diretoria Executiva. Amador Aguiar permanece como presidente do Conselho Superior de Administração.

O Bradesco cria o atendimento especializado para pessoa física e jurídica. Entra no mercado de Previdência Privada, de Títulos de Capitalização e Saúde. A Bradesco Seguros conquista a liderança sul-americana do mercado segurador.

O banco cria suas primeiras representações internacionais com Agências em Nova Iorque e Grand Cayman (Caribe) e um escritório em Londres, Inglaterra. Nesta década, o banco adquire os maiores computadores do mundo, lança o primeiro cartão magnético do País, implanta o conceito de operações em tempo real e o primeiro banco automático – o Bradesco Instantâneo Dia e Noite, no aeroporto de Congonhas.

Em 2010, o Centro de Desenvolvimento Esportivo da ADC Bradesco Esportes e Educação é inaugurado para meninas de 8 a 18 anos praticarem vôlei e basquete. O moderno complexo recebeu o selo verde, concedido a construções civis sustentáveis pela ONG U.S. Green Building Council. O programa esportivo recebeu o troféu Mulher e Esporte 2012 (Women and Sport Trophy 2012) do COI – Comitê Olímpico Internacional – nos EUA.

Com mais de 44 mil pontos de atendimento, 55 milhões de clientes, sendo 24 milhões de correntistas, o Bradesco é apontado como a 6ª marca mais valiosa de banco do mundo em 2011, em levantamento feito pela consultoria Brand Finance em parceria com a revista inglesa The Banker.

Em 2013, o banco completa 70 anos. Destacado pela inovação constante, desenvolvimento tecnológico e preocupação socioambiental, caminha e cresce com o Brasil e cliente.



Comprar Imóvel



Crédito Imobiliário Aquisição de Imóveis



Crédito Imobiliário Aquisição de Lote Urbano

  • Parcelas a partir de R$200,00
  • Até 10 anos para pagar
  • Saiba mais



CDC Despesas Cartorárias

  • Financiamento de até 70% do valor
  • Até 48 meses para pagar
  • Saiba mais



Perguntas mais frequentes

Posso usar o FGTS para comprar imóvel?


Sim, o FGTS pode ser usado para aquisição de imóvel, amortização ou quitação do saldo devedor do financiamento e pagamento de parte do valor das prestações.

O uso do FGTS está disponível apenas para imóveis residenciais e urbanos concluídos e não inclui imóveis com fins comerciais.

Clique aqui para mais detalhes

Posso financiar imóvel usado?


Sim, desde que o imóvel seja avaliado e aprovado por engenheiros credenciados pelo banco

Posso compor minha renda com familiares?


A composição de renda só é permitida entre cônjuges ou casais em união estável

Posso financiar a compra de terreno?


Sim, você pode financiar lotes urbanos, individuais ou em loteamento, com infraestrutura concluída, para a construção de imóveis residenciais.

Clique aqui e saiba mais


Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies